Jamais perderei a fé

O Espiritismo nos ensina a fé raciocinada.

 •  Octávio Caúmo Serrano

Quem raciocina sabe que o homem é menor que Deus, apesar de ter sido criado à imagem e semelhança d’Ele e estar predestinado a ter um futuro feliz.
O que acontece normalmente é que diante dos acontecimentos sociais, com os aumentos da criminalidade e da corrupção, ficamos apreensivos e chegamos a pensar que a vida segue desordenada! Quando o homem destrói as matas, os rios, o semelhante e tudo o mais que há na natureza, movido pela ganância sem freios, chegamos a pensar que o mundo fugiu do controle do Criador e seguiria uma movimentação aleatória, restando o acaso como regulador da vida universal. Nisto é que nos enganamos. O homem morre e os rios e as matas se recompõem.
Para nós que vivemos num mundo de provas e expiações que se prepara para ser mais perfeito, pelo próprio desconhecimento das regras da criação, imaginamos que o barco segue sem leme. Isto representa imaginar um Deus pequeno, ainda menor que nós que sempre tentamos organizar nossa vida. Mas não é assim que funciona.
A cada ciclo da criação, a humanidade demonstra qualidades e defeitos que a qualificam a ser promovida para um momento planetário melhor, ou não. Como os bons não podem pagar pelos que erram, há sempre a separação do joio do trigo, fazendo com que haja expurgos permanentes para a seleção dos que merecem progredir e daqueles que ainda não se prepararam para uma vida melhor. Por isso a sabedoria é viver como as flores. Como é viver como as flores?
Certo discípulo perguntou ao mestre, como agir para não se aborrecer? – Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes, algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.
– Pois viva como as flores – advertiu o mestre!
– Como é viver como as flores? – perguntou o discípulo.
– Repare nestas flores – continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. – Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores (autor desconhecido).
Vivamos como as flores para aproveitar esta fase da Terra. Próxima à promoção de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração, a seleção já está adiantada. Muitos desencarnarão e farão novas experiências em mundos mais atrasados, primitivos, que também estão evoluindo para mundos como o nosso e que abrigarão a humanidade exilada da Terra e de planetas similares. Segundo os espíritos, já a partir de 2060/2070, a formação do novo mundo será percebida e os que ficarem por aqui já terão sido premiados. Ao desencarnar antes desse tempo, e seremos muitos, nos qualificaremos a ficar ligados à atmosfera da Terra nas cidades espirituais para voltar à matéria no tempo certo. Será um prêmio que estaremos recebendo. Um atestado de boa conduta espiritual.
Isso não será privilégio dos espíritas, mas dos que agem como cristãos, missionários do mundo que contribuem para a sua melhoria, independente de religião. Não é o rótulo ou o nome da igreja que vai determinar se seremos escolhidos para a Nova Terra. A conduta e elevação moral é que determinará em que mundo nós faremos as novas experiências. Não é o dinheiro que damos à nossa instituição, mas a fome que matamos de um irmão e a palavra encorajadora que ofereçamos no momento certo, que determinarão o grau de elevação que já atingimos para viver na Terra de Regeneração. Estaremos nela para servir e não mais para ser servidos, dando exemplo aos que aqui estejam por primeira vez.
Quando as dores se intensificam, como é o momento atual da Terra, é porque a separação está sendo acelerada e as provas estão mais rigorosas para determinar quem realmente entendeu as orientações de Jesus Cristo e pode viver na nova fase planetária; é quando a oportunidade para se doar será sempre mais disputada pelas pessoas e o bem prevalecerá sobre o mal.
O que é exigido para merecermos tal galardão? Não muito; basta ser homem de bem. Além de ser pouco, é obrigação para todos nós. É a receita para a consciência tranquila, porque é a sintonia com a lei Maior. Quem age mal sofre em si mesmo as dores da perturbação resultante do erro cometido. Portanto, qualificar-nos para voltar a viver na Terra de Regeneração é algo possível para todos. Só quem ignora a Lei da Reencarnação é que pode pensar diferente. A cada um segundo suas obras. E não pode ser de outro jeito. Não seria justo. Deus não concede privilégios nem joga dados, como dizia Einstein.
Se bem observarmos, veremos que muitas crianças que nascem nestes tempos são diferentes das anteriores. Já chegam familiarizadas com novas tecnologias, que manejam com facilidade, e também já dizem verdades que surpreendem os pais. São censores dos que se comportam mal, defensores da natureza e aconselham os mais velhos a certos comportamentos que até então não eram importantes nem observados. São os embriões do novo mundo que já está chegando e cuja formação será acelerada daqui a trinta ou quarenta anos. Basta prestar atenção, porque eles estão em todas as casas, ricas e pobres, brasileiras e estrangeiras.
Quem hoje é mais jovem e viver, verá. Quanto a mim, matusalém do século XXI, só me resta plantar um bom futuro para qualificar-me a ser um terráqueo da nova era. Ninguém duvide, pois ficar por aqui vai valer muito a pena

Anúncios

Obrigado pela visita! Deixe seu comentário aqui! Indique o Mensagens Espíritas a um amigo! Muita paz

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s